A Holística na Educação - Parte 1

Todo material disponibilizado no blog reflete um período de intensa busca e pesquisa visando o aprimoramento da metodologia aplicada. Portanto, merece ser lida com olhos do coração e aperfeiçoada....afinal lá se vai mais de uma década, e muita coisa mudou no que concerne às novas tecnologias. No entanto, uma coisa continua a mesma: a busca do ser humano por uma vida mais próxima do ideal da paz e da realização como individualidade. Este é mais um trabalho proposto em 1999, ultimo ano de trabalho. Espero que seja produtivo, alimentador de ideias e alentador para quem procura um meio de atingir um ideal.

A Holística na Educação - Parte 1
 
Holística representa a tomada de Consciência do crescimento do homem, em sua total constituição. Entende-se, imediatamente, a necessidade do preparo do professor para que execute seu papel de ser líder holístico em uma Escola que tenha, como filosofia de ensino, a formação do cidadão consciente, crescido em sua total constituição.
 
No contexto aluno-professor, a representação do aprendiz holístico corresponde, como em qualquer organização escolar, à da pessoa que recebe conhecimento. Nestas condições, ao professor cabe a entrega do conhecimento.
 
O preparo do professor envolve, para que seja o elo capaz de atendimento aos princípios holísticos, o treinamento inicial constituído de teoria e prática, não se esquecendo de sua posição de conhecedor dos conteúdos de sua disciplina específica.
 
Por teoria entenda-se conhecimento referente à Nova Linguagem, passada em Conferências ou simples Encontros, em que seriam entregues conteúdos referentes à realidade holística. Sugestão de abordagens: A Terra na Era Espacial, Movimentos Holísticos em campos da Astronomia, Psicologia, Ciências da Comunicação, Dança, Música, Humanidades. Por prática entende-se possibilidade de experienciar conhecimentos teóricos.
 
Ao propiciar oportunidade de aquisição teórica e prática de procedimentos holísticos, manter-se-iam comportamentos adequados a uma Escola voltada ao crescimento da criança para que seja um homem mais consciente de sua total constituição, preparado para ocupar sua posição na sociedade.
 
Está claro que , na sociedade futura, a comunicação será crescentemente informatizada, dada a rapidez com que deve ser operada, resultando em preparo tanto do professor, quanto do aluno, para a expressão apropriada, em suas linguagens específicas.
 
Com o treinamento devidamente planejado, a Escola terá um Corpo Docente altamente qualificado, para atender ao ideal de educação da criança em sua total constituição física, emocional, mental e espiritual.
 

Comentários