Relatório "Projeto Todas as Cores" - Parte 3

Este terceiro bloco é uma homenagem a Maria Aparecida de Oliveira. Uma incansável buscadora que está agora em outras esferas.


Como membro participante do Fórum Espiritual das Nações Unidas pela Paz Mundial, por iniciativa de Lama Gangchen Riponche, eu Maria Aparecida de Oliveira - Consultora e Personal Trainer em Terapias Vibracionais; Estudos comparados em Religiões e Metafísica; Estudos Exobiológicos;Pesquisas em aparelhagem eletrônica para a Medicina Vibracional, há 13 anos diretora de Sol Sirius - Instituto de Terapias Vibracionais e Estudos Iniciáticos; também coordenadora das atividades do referido Fórum, na Mesa: Agenda Social e Lideranças, bem como em outras entidades sociais de transformação da consciência, estive presente no Instituto Querubim participando do "Projeto Todas as Cores", cuja iniciativa partiu da Mesa: Educação e Espiritualidade, uma das sete mesas redondas que compõem o Fórum desde o ano de 1997, em São Paulo.
Método: EU SOU O QUE SOU
Este método EU SOU O QUE SOU, leva cada criança a perceber inicialmente como ela é, onde está sua atenção quando ela observa sons do organismo ( como o batimento do coração) e o som da vida que está contido na respiração pessoal e nos elementos externos que favorecem a chegada do oxigênio que faz parte da respiração vital. Logo em seguida ela toma mais consciência dos movimentos que o seu corpo pode realizar quando ela determina sua função neste ambiente em que se encontra ( o local, os objetos, as pessoas, os sons, a temperatura - pessoal e ambiental).
A forma como ela sabe se comunicar usando com maestria o aprendizado das vogais que se tornam palavras ao dar o seu proprio nome, ao falar de cores, ao cantar e também saber o que é o silêncio depois de toda a comunicação realizada.
A tomada de consciência de quem ela é, onde está, o que está fazendo, qual o seu papel, o que esperam dela e o que ela espera de tudo. Na disciplina diária tal método traz um melhor discernimento em razão da vitalidade que acumula: responsabilidade, criatividade, senso da estrutura interna, respeito ao ambiente e complementação como componente básico para a concretização do procedimento proposto. Enfim: ALEGRIA - ÉTICA - SENSO DE VALORES - ESTIMULO DAS VIRTUDES - OS DONS PARA PRODUZIR E REALIZAR-SE COMO UM SER PLENO E FELIZ , POIS A SAÚDE ESTARÁ SENDO ALVO DE CUIDADOS BEM COMO O ZELO COM OS OBJETOS E PESSOAS.
Material utilizado: fitas coloridas, som ambiental, crachá com o nome da criança.
Duração - 1h30min.
Local - um salão para que as crianças possam mover-se e dar-se as mãos em roda.
Ao participar desse Projeto junto às crianças de 5ª a 8ª série da referida Escola, constatei o seguinte:
1. As crianças inicialmente estavam muito arriscas e eufóricas;
2.A comunicação um pouco sacrificada, uma vez que o ambiente aberto, isto é, fora da sala de aula, dificultou a atenção das crianças no que eu precisava comunicar;
3.A musica de fundo que utilizei (sons da natureza) chamou a atenção de alguns;
4.Os movimentos corporais e o fato de tirar os sapatos, como parte do programa proposto fez com que outros mais voltassem a atenção ao que eu falava;
5.O fato de estar usando um gravador e um microfone sem fio chamou a atenção de mais alguns que sentiram-se "importantes" no contexto;
6.As meninas muito tímidas, os meninos muito ativos ( algumas brincadeiras fora do contexto: empurrões, anedotas, coisas pertinentes à idade);
7.O momento chave foi na hora de colocar a meditação, onde todos sentados em posição de lotus levaram, aí sim, a sério o tema previsto para o nosso Primeiro Encontro. As reações percebidas tais como: "sensação de paz interna e calma, percepção de lugares bonitos e aconchegantes vistos pelo processo de visualização e/ou recordação de locais já conhecidos por eles, leveza no corpo, alegria interior, expressão de felicidade vista nos olhos de cada participante".
O aquietamento que durou aproximadamente 30 minutos, onde eles permaneceram em completo silêncio e assentados, entregando-se ao exercicio de relaxamento, o interesse de levar consigo as fitas coloridas como simbolo e recordação da atividade por mim desenvolvida junto a eles dentro do tema: Todas as Cores.


Nota: Tenho trabalhado há mais de 20 anos com grupos: casais em crise, adultos solteiros, adolescentes desajustados, e/ou filhos de pais abastados e bem educados. Percebo a carência de todos quanto aos assuntos sobre a correta relação entre pessoas e meio ambiente. Achei que a iniciativa do Instituto Querubim vem preencher esta lacuna, levando às crianças uma visão holistica sobre assuntos os mais diversos, dando aos seus alunos a oportunidade de interagir com os diversos segmentos das transformações sociais que ora vivenciamos. Que o Projeto Todas as Cores possa ser levado a outros mais. Contem comigo. Parabéns Cybele!
Maria Aparecida de Oliveira , 15/01/99
Nota 2 : Para quem estiver lendo este blog e tiver interesse na técnica, basta escrever uma mensagem e solicitar as etapas que compoem o método desenvolvido por Maria Aparecida. Por que não disponibilizar já?
Unico motivo é ver se está realmente havendo um interesse em tudo o que está sendo compartilhado aqui e até onde está sendo levado. Para isso ele é livre, sem nenhum interesse outro senão estar deixando um legado que nos trouxe um grande aprendizado.
Pelo Poder da Verdade Paz e Alegria Agora e Sempre
Lama Gangchen

Comentários

Sanchez jmc disse…
Cara Cybele,
Li todos os Posts e aproveito para fazer meus comentários neste ultimo.
Vejo o Projeto Todas as Cores como o desabrochar de crianças (entre 10 e 13 anos, pelo que entendi) para um estado de percepção de si e do universo. De certa forma, preenchendo uma lacuna deixada pelo próprio sistema de ensino, aliada ao afastamento, cada vez maior, da família do processo educacional, que relegam as crianças a certo "abandono". Tenho dito, que nossas crianças, na maioria das vezes, estão sendo educadas pela TV ou pela Internet, o que não e bom...
Nessa tenra idade, mas ao mesmo tempo num momento tão especial do desenvolvimento psico-social das crianças têm-se a oportunidade de construir uma visão holística consciente, que eu chamaria de percepção eco-socio-ambiental.
Em verdade percepção representa tudo...e representa um investimento de energia que da sentido ao estado de Realidade que permite a formação de uma consciência ecológica.
Falo da auto percepção que se projeta sistemicamente no ambiente, interage com ele coexistindo harmoniosamente.
A experiência relatada representa, na minha percepção, uma forma de "construtivismo emocional" que imprime uma consciência ambiental, indispensável para a formação de mentes sadias que produzem corpos sadios em perfeito equilíbrio com a Natureza.
A Natureza instintiva das experiências, a meu ver, imprime ao processo de aquisição de consciência, uma legitimidade importante, diferentemente do que o bombardeio dos meios de comunicação produz onde a mensagem, em geral, carrega, elementos viciados e escusos.
Assim, só posso elogiar e aplaudir uma iniciativa que pode produzir uma chamada "corrente do Bem", tão necessária ao nosso querido e maltratado meio ambiente e melhorando a qualidade das relações humanas, também tão conrtubadas e baseadas num materialismo exacerbado que já passa dos limites.
Parabéns!
Sanchez
Jorge Purgly disse…
Olá
Te desejo um excelente ano de 2010!
Um abraço,
Jorge
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Unknown disse…
Li sobre o projeto todas as cores e achei a proposta muito inteligente. viável para quem se preocupa com a educação de seres.
Me interesso bastante por esse tipo de atividade uma vez que também acrecito que está faltando ás pessoas consciência de si e do mundo.
Unknown disse…
quero sim receber as etapas para desenvolver tal acompanhamento