Educação Espacial, Robotica e Inovação

Temos chamado atenção para o mundo das novas tecnologias e para a corrida espacial. Nossos jovens são a geração que mais irá participar desta nova etapa pela qual a humanidade vem caminhando. O Brasil não fica fora desse desafio, e é importante incentivar alunos e professores a buscar neste campo de estudos uma forma multidisciplinar de agregar conhecimento e informação para que a grade curricular não estacione, nem fique empobrecida, desestimulando todos e perdendo a chance de participar e ser um participe ativo nesta jornada. 

Falamos aqui do início das atividades do Space Education que teve como principal articulador o Capitão Basilio Baranoff, que em 1996 no 1º Congresso de Aeronáutica e Astronáutica,  CTA, IAE, NAEE, de São José dos Campos, trouxe os cosmonautas russos Alexander Serebrov que realizou quatro missões no espaço, duas na Estação MIR, e o educador francês Guy Pignolet, em Space Education, que ministrou o 1º Seminário Brasileiro em Educação Espacial " Conceitos em projetos para Educação Espacial". Dra. Thais Russomano :  "médica brasileira, especializada em medicina espacial. É fundadora e coordenadora do Centro de Microgravidade na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Su, .estabelecendo-o em 1999 como o primeiro centro de ensino e pesquisa no espaço das Ciências da Vida na América Latina. É Professora Associada das Escolas de Medicina, Ciências Aeronáuticas e Engenharia (programa de Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Professora Visitante Sênior do King's College de Londres, e cientista convidada do Centro Aeroespacial Alemão (DLR), em Colônia, Alemanha. É membro oficial do projeto "Mars One", projeto este que pretende colonizar o Planeta Marte, enviando humanos em 2025 ao planeta vermelho. "
                                                            Guy Pinolet

                                                            Thais Russomano

O CDPE - Centro de Desenvolvimento e Pesquisa Educacional, do Ineque, trouxe o primeiro Projeto de Tecnologia Espacial Aplicada à Educação, com incentivo do Capitão Baranoff, para o ABC, com o objetivo de desenvolver na juventude brasileira uma mentalidade voltada para a pesquisa espacial, estimular a criatividade, motivar professores para o ensino multidisciplinar e aplicação da Ciência Espacial nas suas respectivas áreas através de novo enfoque, proporcionando um processo de ensino altamente motivante para alunos e professores, despertando o gosto pelas Ciências em geral.

Vamos deixar aqui alguns links - alguns atualizados acima como o Space Education - para que a pesquisa incentive educadores a buscar formas de tornar mais interessante e criativo o dia a dia de uma grade curricular, saindo do enquadramento obtuso que gera insatisfação nos alunos, permitindo que descubram suas tendências e desafios.  Esperamos que esta matéria traga bons frutos como os que já vem sendo noticiado nas mídias nestes últimos tempos.



O Ineque neste período de sua existência esteve em vários movimentos apolíticos, ecumênicos e voltados para a Paz, o que nos proporcionou uma visão ampla e motivando a buscarmos sempre o melhor caminho para um mundo melhor com pessoas melhores, nos levando a um profundo reconhecimento dos valores humanos e da comunhão do conhecimento com a boa informação, visão positiva de esperança, unindo o lado das novas tecnologias ao espirito humano consciente.

Boa pesquisa!

Comentários