Educação Espacial - Uma realidade que chegou para ficar

Aluno brasileiro já monitora e até faz satélite
 

Nosso blog fala sobre educação holística. Procuramos enfatizar a importância sobre ser consciente do seu papel em relação a si mesmo, ao coletivo, aos reinos da natureza,  ao planeta como um todo, e estar consciente  sobre este sistema que nos cerca  é fundamental para que encontremos o equilíbrio e a harmonia que reporte a um futuro sem fome, guerras, violência, abusos de poder, entre outras mazelas humana que assolam o planeta. O avanço tecnológico foi, e continua sendo um crescente. Este avanço pouco tem equilibrado o uso inteligente deste beneficio com o estado atual que eclode em diversas partes desta nossa nave mãe - Terra.

Quando temos consciência do conhecimento adquirido, e aliamos à sabedoria interior - um programa que cada um desenvolve, e que direciona palavras e ações para o bem comum - os benefícios são estratosféricos. Exagero? Não, nenhum exagero. Quando temos consciência dos benefícios que mentes inteligentes e amorosas podem fazer pelo bem de toda uma estrutura de vida, tenha ela a forma ou a classificação que dermos, uma sequencia de eventos se unem para gerar resultados, e benefícios positivos.
 
Quando nos colocamos em um patamar inferior, nivelamos um individuo - principalmente nossas crianças - por classe social, nível de instrução, e dizemos que são incapazes de ver além das fronteiras limitadas que as grades curriculares e a inibição de seu potencial criativo tem, estamos criando um futuro sombrio onde o prazer em obter conhecimento torna-se um fardo, e as realizações como entidade inteligente não tem valor.
 
Não existe limite para nossa imaginação, nossa criatividade , e nossa necessidade de alinhar um futuro promissor ao avanço da humanidade. Quando estive em contato com profissionais ligados à área de pesquisa e desenvolvimento de projetos em astrofísica, astronáutica, exobiologia, robótica, entre outros buscadores, todos foram unanimes em falar sobre como a ficção cientifica colaborou, e foi o fator diferencial para uma mente criativa levando-os à busca do que parecia impossível. Estamos vendo o resultado desta geração nas descobertas que vem revolucionando nossa vida diária. No entanto, toda esta caminhada tem que estar paralela, passo a passo, com o reconhecimento da Vida.
 
Todo este discurso para falar sobre uma matéria que li hoje, no jornal O Estado de São Paulo, e que cada vez mais reacende o meu entusiasmo - que chega a ser adolescente - por esta visão de cidadão cósmico. Em uma recente reunião  em estabelecimento de ensino, em São Paulo, este meu estado adolescente se manifestou. Fiquei tão entusiasmada com a possibilidade de ver renascer todo um projeto desenvolvido por um grande  e saudoso amigo, Capitão Baranoff, que na época nos confiou iniciar a Educação Espacial como um laboratório para outras experiências futuras, que talvez a equipe de coordenadores tenham visto mais uma visionaria, do que um caso concreto sobre uma experiência que aponto como vitoriosa. 
 
Não importa, quando se trata desta caminhada realmente sou uma entusiasta compulsiva. Vi e constatei os benefícios que todo este trabalho gerou em crianças de todos os níveis sociais, como abriu mentes de crianças tratadas como inaptas, como acendeu em todas elas uma chama de esperança na busca do conhecimento. Já valeu a pena. Seja em uma escola tradicional, ou em uma escola publica, presentear estas mentes sedentas de novas experiências é fator primordial, deixa-las à margem tem sido a cegueira, a frustação e a onda de insatisfação que vemos no bancos escolares.
 
Este projeto traz na sua base toda uma consciência sobre o social, o ambiental, valores humanos e espiritual. Nada fica de fora. Parabéns aos inovadores, aos que não inibem seus professores de dar um salto quântico na busca pelo amanhã, aos batalhadores que não se intimidam com a cegueira e os interesses que rondam a esfera da educação.
 
Hoje é um bom dia!  
 
 

Comentários