Ampliando horizontes

O Instituto Ineque participou de varias ações ao longo de sua jornada. Vamos comentar algumas delas, pois o conteúdo enriquecedor permanece atual e vivo nos dias de hoje.

Curso Básico de Valores Humanos
"Nossa proposta de trabalho é simples: reunir pessoas, cada uma oferecendo o que tem de melhor e todos juntos criarmos propostas de ação em valores humanos. Somos companheiros trabalhando com os mesmos propósitos, integrando cérebros e corações numa ação criativa, competente e sensível."
Fundação Peirópolis

"Conhecer este subdistrito de Uberaba, Peirópolis, e a Fundação Peirópolis foi um marco. Encontrar o foco da linguagem que praticávamos há quatorze anos, nos deu alento e forças para continuarmos. É comum as instituições educacionais procurarem novas saídas para o fastio em que a educação tradicional se transformou, e muitas vezes transformam em marketing um trabalho que bem orientado é a chave para esta geração sedenta de mudanças. É assim que compartilho do ideal da Fundação, pois vejo nela a semente que dará aos educadores a visão, sem o marketing, da virada. Em minha vida estabeleci uma formatação para um trabalho que era intuitivo, e pude traçar os três eixos norteadores. A certeza de que a espiritualidade é parte integrante do processo de crescimento humano, seja ele intelectual ou anímico é fundamental, e sem este parâmetro de sensibilidade o resultado será o que hoje tristemente temos visto: crianças e jovens desmotivados e alienados de seus objetivos. Mesmo não usando esta denominação "Valores Humanos", nestes quatorze anos praticamos o que denominamos de "Educação da Alma", uma visão holística da linguagem quântica na educação. Uma linguagem bonita e um título pomposo para dizermos que vivemos os valores integrais do homem. Hoje com a formatação do trabalho, e a troca rica de informações junto a toso os amigos de Peirópolis, somos capazes de expandir para além das bases da escola, levando a todos aqueles que tem sede de mudança esta linguagem, levando a mensagem da Fundação a tantos quantos tem ouvidos e olhos de ver."

Esta mensagem enviada à Fundação, em 26/03/1999 , em resposta as questões formuladas e recebidas por carta após o curso. Lembrando que aqui não falamos de religião ou qualquer menção a teses que vinculem homem e dogmas. A resposta à natureza humana deve sempre permear o coração, nele está a visão lucida da nossa consciência. Buscar clareza para questões que fazem parte da evolução humana é a jornada para uma geração em equilíbrio.
 
Companheiros de criação:
 
Edvaldo Pereira Lima - jornalista
Kaká Werá Jecupe - índio txucarramãe
Lama Padma Santem - Centro de Estudos Budistas
Luiz Fernando da Cunha França - médico endocrinologista
Lucy Coelho Penna - psicóloga
Marilu Martinelli - jornalista, atriz.
Mário Enzio Bellio Jr. - comunicólogo
Nestor Reinoldo Muller - teólogo
Regina de Fátima Migliori - educadora, advogada
Rosa Maria Viana - mestre em sociologia
Rosemarie Roma Viana - pedagoga
Walmir Cedotti - educador
 
Contamos também com:
Lia Diskin - jornalista
Daniel Munduruku -  educador
Roberto Crema - Unipaz

entre vários outros profissionais que se entregaram de corpo e alma a esta caminhada.
 
 
 
 

Comentários