O Projeto Todas as Cores foi desenvolvido com a turma de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental, do Instituto Ineque.
Aprendendo a Meditar
Ely Stela Inoue
Atividade I
Respiração com música e visualização partindo do momento presente, em direção ao passado. Para isso é lançado mão do recurso de resgatar memória dos sapatos que tivemos em cada fase da vida. Foi incluída a fase pré-natal e por conta das diferenças de idade, retrocedemos até um tempo antes mesmo da concepção dos participantes. Foram 20 minutos de exercício e mais 10 para o desenho que se seguiu, cujo tema foi " O que você foi".
Atividade II
Respiração e musica partindo do momento presente, em direção ao futuro. A técnica utilizada foi a de imaginar o melhor que pudessemos ser, o mais bonito, o mais inteligente, o mais generoso. Foram 20 minutos de exercicio e 10 para o desenho de tema "O que quero ser".
Intervalo 15 min.
Atividade III
Relaxamento corporal lento e profundo seguido de visualização. A técnica utilizada foi a de imaginação ativa: imaginou-se uma subida numa montanha com diversos obstáculos que deveriam ser transpostos até chegar ao cume, onde se encontra uma casa onde habita uma figura extremamente sábia. Esta figura responde a uma questão fundamental e ao final dá algo de presente que deve ser trazido. A volta é realizada com um banho purificador em uma cachoeira. São dados 20 minutos para o exercício e mais 10 para o desenho.
Relatório das atividades:
Inicialmente as crianças se agitaram, brincaram muito a respeito das memórias, do intra-uterino, do espaço anterior ao nascimento. Esta reação também ocorreu em relação ao futuro,depositário de muitas ansiedades. Paralelamente a isso, o processo de centramento foi ocorrendo. Era nítido nos desenhos e na concentração com que eram executados: afinal, não era um tema qualquer. Mas, a maior diferença foi no último exercício. Eram adolescentes concentradíssimos, calmos e profundamente silenciosos. Isto ficou ainda mais claro na dificuldade de voltar para que o desenho fosse executado: o execício era tão fascinante e gostoso, que o imaginário era um lugar melhor. E ficou muito claro a importância daquilo que era "trazido" de presente. Este é o começo do processo meditativo, em qualquer religião. E como em qualquer final de meditação, estávamos todos muito satisfeitos, sem nenhuma grande ansiedade ou euforia. Simplesmente um bom começo.
Aprendendo a Meditar
Ely Stela Inoue
Atividade I
Respiração com música e visualização partindo do momento presente, em direção ao passado. Para isso é lançado mão do recurso de resgatar memória dos sapatos que tivemos em cada fase da vida. Foi incluída a fase pré-natal e por conta das diferenças de idade, retrocedemos até um tempo antes mesmo da concepção dos participantes. Foram 20 minutos de exercício e mais 10 para o desenho que se seguiu, cujo tema foi " O que você foi".
Atividade II
Respiração e musica partindo do momento presente, em direção ao futuro. A técnica utilizada foi a de imaginar o melhor que pudessemos ser, o mais bonito, o mais inteligente, o mais generoso. Foram 20 minutos de exercicio e 10 para o desenho de tema "O que quero ser".
Intervalo 15 min.
Atividade III
Relaxamento corporal lento e profundo seguido de visualização. A técnica utilizada foi a de imaginação ativa: imaginou-se uma subida numa montanha com diversos obstáculos que deveriam ser transpostos até chegar ao cume, onde se encontra uma casa onde habita uma figura extremamente sábia. Esta figura responde a uma questão fundamental e ao final dá algo de presente que deve ser trazido. A volta é realizada com um banho purificador em uma cachoeira. São dados 20 minutos para o exercício e mais 10 para o desenho.
Relatório das atividades:
Inicialmente as crianças se agitaram, brincaram muito a respeito das memórias, do intra-uterino, do espaço anterior ao nascimento. Esta reação também ocorreu em relação ao futuro,depositário de muitas ansiedades. Paralelamente a isso, o processo de centramento foi ocorrendo. Era nítido nos desenhos e na concentração com que eram executados: afinal, não era um tema qualquer. Mas, a maior diferença foi no último exercício. Eram adolescentes concentradíssimos, calmos e profundamente silenciosos. Isto ficou ainda mais claro na dificuldade de voltar para que o desenho fosse executado: o execício era tão fascinante e gostoso, que o imaginário era um lugar melhor. E ficou muito claro a importância daquilo que era "trazido" de presente. Este é o começo do processo meditativo, em qualquer religião. E como em qualquer final de meditação, estávamos todos muito satisfeitos, sem nenhuma grande ansiedade ou euforia. Simplesmente um bom começo.
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