Educação Holística


HOLÍSTICA É......... um novo modo de relação do ser humano com o mundo; uma nova visão do cosmos, da natureza, da sociedade, do outro e de si mesmo. Uma nova postura diante da ciência, da arte, da filosofia, e da tradição de sabedoria dos povos, que determina novas maneiras de elaborar conhecimento e viver em sociedade.


Marcos do movimento holístico mundial :

Universidade Holística Internacional de Paris – 1979 -http://www.unipazrj.org.br/miolo_unipaz.htm

Declaração de Veneza – 1986 - http://www.unipazrj.org.br/veneza.htm


Universidade Holística Internacional de Brasília -Rede Unipaz
Um pouco de história ...
Nos idos de 1970, foi fundada, em Paris, a primeira Universidade Holística, por iniciativa de Monique Thoenig. Esta Universidade teve um importante papel na introdução da Psicologia Transpessoal e da Visão Holística na França e mesmo na Europa. Monique Thoenig introduziu, no cenário europeu, grandes pioneiros como Rupert Sheldrake, Beverly Silverman, N. Bammate, Stanislav Grof, Stanley Krippner, estabelecendo contatos e pontes entre estes e grandes pensadores franceses como Jean-Emile Charon, Michel Random, Basarab Nicolescu, Stephan Lupasco e muitos outros ainda.
Em 1985, cansada por este esforço gigantesco, Monique nos escreveu, exausta, querendo acabar esta importante tarefa e pedindo-nos ajuda. Travando conhecimento com ela, aceitei e sugeri também a colaboração de Jean-Yves Leloup que, naquela época, estava dirigindo o Centre International de la Sainte-Baume, hoje extinto.
Jean-Yves Leloup sugeriu criarmos a Universidade Holística Internacional no lugar da Universidade de Paris. Criamos os estatutos e começamos a trabalhar na redação de uma Carta Magna.
A tarefa seguinte foi desenhar as linhas gerais de uma Formação Holística de Base. Embora a Universidade Holística Internacional tivesse realizado um simpósio sobre o tema da "Aliança", ela não se desenvolveu em Paris, mas tomou corpo em Brasília, quando o então Governador José Aparecido de Oliveira, em 1987, nos convidou para integrar uma comissão do Governo do Distrito Federal e, posteriormente, para assumir a responsabilidade de presidir e estruturar a Fundação Cidade da Paz, como mantenedora da Universidade Holística Internacional de Brasília.
Foi em Belo Horizonte, num curso de formação em Cosmodrama realizado no Salão de Encontro de Noemy Gontijo, que passei ao planejamento da Formação Holística como tarefa prática, que consistia em adaptar o referido planejamento à realidade brasileira e à estrutura do Cosmodrama. Deste curso faziam parte, entre outros, Roberto Crema, Lydia Nunes Rebouças, Luiz Montezuma, Flávio e Sandra Rodrigues da Silva, Orestes Diniz Neto e Betty Clark.
Logo depois da inauguração da Universidade Holística Internacional, na Granja do Ipê, em 14 de abril de 1989, definiu-se, sob o impulso de Roberto Crema, com base numa forma aperfeiçoada daquele trabalho prático, a estrutura da Formação Holística de Base, e iniciou-se a primeira turma com mais de cento e cinqüenta candidatos, em 1989 .
Criou-se o colegiado da Formação Holística, que continua se reunindo periodicamente, aperfeiçoando o processo de maneira constante.
É também a nossa intenção, através dos convênios já existentes com outras Universidades, propiciar aos aprendizes acadêmicos fazer mestrados e doutoramentos holísticos internacionais.
A Formação Holística de Base está se mostrando um poderoso método de transformação, no sentido de despertar uma nova consciência para o terceiro milênio, que está bem próximo. Para cada um dos Aprendizes há a pessoa antes e depois da Formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo, do significado desta nossa existência; maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos em muitos participantes.
A Formação Holística é um processo de perpétuo aperfeiçoamento.
Pierre Weil - Abril/95

Declaração de Vancouver (1990) e Belém (1992) -http://www.comitepaz.org.br/Vancouver.htm


Segundo esses movimentos um perfil da nova humanidade estaria na idéia de um ser humano :

ATIVO E AUTODETERMINADO : autonomia para a “reconstrução do mundo”;

PACÍFICO : sensibilidade e criatividade para a criação de formas de luta;
SOLIDÁRIO : opõe-se ao acúmulo de bens como fonte de poder. Busca a justiça social;
AUTOCONSCIENTE : busca da felicidade, bem-estar e paz, desde que atendidas as necessidades básicas de sobrevivência;
INTUITIVO E DOTADO DE VISÃO HOLÍSTICA : Intuição que alimenta hipóteses dentro de uma perspectiva interdisciplinar;
PLENO DE AMOR : o amor descarta a competição, o egoísmo, a inveja, etc. Estimula a adesão, a participação e ao “compartilhar”;
SENSÍVEL AO BELO E CRIATIVO : observar, sentir, captar, empolgar-se com detalhes do mundo;

VOLTADO AO ESPIRITUAL : ser espiritualizado significa buscar internamente um encontro com a manifestação divina que existe em cada um de nós.

Comentários

INEQUE disse…
Fontes:

Imagem: Nicolas Roerich

Link:
http://www.uepg.br/corpo/texto01.htm